Google+

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

São Paulo não terá estadual de rugby sevens em 2015

A Federação Paulista de Rugby anunciou no último dia 19 a cancelamento da sua etapa única da competição de sevens. Em outras palavras, não haverá Campeonato Paulista de Sevens em 2015. Em princípio, a Federação cancelou a competição em Ilhabela depois de reunião com a Comissão de Arbitragem e motivada pela ocorrência de ofensas e lances polêmicos em partida da equipe local durante o Paulista B. Posteriormente, informou que a competição no ano de 2015 estaria cancelada.
Particularmente, acho pesado uma equipe ser punida por uma ação individual de um de seus atletas. Todavia, entendo que tal decisão possa ter ocorrido pensando que tal ação só aconteceu por falta da equipe em fazer o atleta assimilar valores do rugby.
Também entendo que, estando a competição marcada para o final do mês (30 e 31 de novembro), é complicado organizar uma competição em cerca de 10 dias. Seria jogar uma bomba pra qualquer equipe. Mas, será que não haviam equipes interessadas em superar esse desafio? Enfim, havia muito em jogo às equipes para que, simplesmente, fosse cancelado o Paulista. Nesse sentido, todas as equipes que tinham interesse em participar da competição estão sendo punidas.
Ainda assim, é injusto, exagerado e pesado acusar a FPR de ser mal-organizada. Os campeonatos paulistas nas diversas categorias estão aí pra dizer o contrário. Contudo, isso não exime a FPR de erros. 
Como pode uma competição ser sancionada apenas um mês antes dela ocorrer? Claro, a Federação precisa ter certeza da participação das equipes e organizar seu calendário de maneira a não concorrer com o calendário nacional, mas é tão difícil dialogar com a Confederação e deixar um calendário pré-fixado desde o começo do ano? Também é difícil procurar equipes (SPAC, São Carlos, Palestra Templários) e ligas independentes (LoPaR, Vale) que já realizam competições de sevens para organizar um calendário paulista da categoria com mais de uma etapa?
Claro que sempre há questões sobre custos, participantes, arbitragem... Mas tendo antecedência, todos esses problemas são contornados. Com antecedência, inclusive, as equipes de fora da região metropolitana de São Paulo, com toda a certeza, conseguem apoio de suas prefeituras para transformar uma etapa de sevens em um grande evento para a cidade. E isso, obviamente, resulta em divulgação, fortalecimento e crescimento do rugby - algo que acredito ser um dos pilares de uma Federação.
Em suma, a FPR erra ao cancelar o Paulista de Sevens 2015. Não é possível que não houvesse uma alternativa sequer à Ilhabela... Também erra ao não organizar um calendário antecipado para a temporada de sevens - algo que poderia ser feito em conjunto com equipes e ligas independentes que já realizam competições da categoria de maneira regular.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: