Google+

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

É dada a largada para a Challenge Cup 2015-2016

Começa no próximo dia 12 a Challenge Cup, torneio que na temporada passada substituiu a Amlin Challenge Cup como a segunda principal copa europeia de clubes de rugby. Nessa temporada o torneio atrasou seu início devido a Copa do Mundo de Rugby. A final está marcada para o dia 13 de maio de 2016, no Stade des Lumières, em Lyon (França). Vale lembrar que o estádio é a casa da equipe de futebol Olympique Lyonnais, ou simplesmente Lyon.
Participam da competição 20 equipes dos países que compõe o Six Nations (Escócia, França, Gales, Inglaterra, Irlanda e Itália) e de outros países selecionados (no caso, Espanha, Geórgia, Portugal, Romênia e Rússia). As vagas dividem-se da seguinte maneira:
  • 18 vagas para Aviva Premiership, Top 14 e Pro12 
  • 2 vagas por Torneio Qualificatório
As vagas diretas da Aviva, Top 14 e Pro12 são para todas as equipes dessas competições que não foram classificadas para a Champions Cup e nem foram rebaixadas. As equipes promovidas para estes torneios também garantem vaga na Challenge.
No que tange ao Torneio Qualificatório, ele foi disputado entre janeiro e maio de 2015 por equipes vindas das uniões de rugby da Rússia, Espanha e Portugal em conjunto com equipes oriundas do Campionato Nazionale Eccellenza, o campeonato italiano. Participaram 6 equipes que foram divididas em 2 grupos de 3 e jogaram entre si em turno único. O vencedor de cada grupo disputou jogos de ida e volta contra os clubes que haviam disputado a Challenge da temporada anterior via vagas do Torneio Qualificatório do ano anterior (ou a equipe indicada pela federação na qual a referida equipe estava filiada). Um pouco confuso, mas tentemos visualizar para entender melhor:

Torneio Qualificatório da Challenge Cup 2015-16

Grupo 1                                                           Grupo 2
Rugby Calvisano S.R.L. (Itália)                          
Yenisey-STM Krasnoyarsk (Rússia)
Rugby Viadana (Itália)                                       Centro Desportivo Universitário de Lisboa (Portugal)
Club de Rugby El Salvador (Espanha)                
Mogliano Rugby (Itália)

Para não prolongar muito o post, vejam os resultados aqui. Por hora, basta sabermos que o Calvisano e o Yenisey-STM foram os vencedores de seus grupos e disputaram jogos playoffs contra, respectivamente, Rugby Rovigo Delta (Itália) e CSM Baia Mare (Romênia). O primeiro se qualificou para a Challenge da temporada passada via Torneio Qualificatório enquanto o segundo foi indicado pela Federação Romena de Rugby em substituição ao București Wolves, um selecionado romeno que também havia disputado a Challenge da temporada anterior via vaga no Qualificatório. No placar agregado, Calvisiano e Yenisey-STM conquistaram as vagas para a Challenge 2015-16.
Bem, com os 20 times determinados para a competição, os mesmos são divididos em 5 grupos com 4 equipes cada. As equipes jogam em turno e returno dentro dos seus grupos e os campeões e os três melhores segundos colocados avançam para as quartas-de-final.
Enfim, fique com o mapa das equipes que participam da edição 2015-2016 da Challenge Cup e veja um pouco da história deles na competição:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: